Carta de Conjuntura SINDAESP – Ed. nº 17

CARTA DE CONJUNTURA SINDAESP

Dezembro 2018

Esta é nossa última Carta de Conjuntura do ano. Ano duro, de tentativa de aceleração da economia, de desemprego elevado, greve dos caminhoneiros, guerra comercial entre as duas maiores potências mundiais e eleições. Ah, eleições. Como impacta a confiança dos consumidores e empresários! Cria incertezas e gera oscilações, seja em pleitos polarizados ou difusos. Enfim, na prática, o que mais se houve e lê é que 2018 será um ano que não deixará saudades. Creio que, deixando de lado influências emocionais, quando se sai de crises tão profundas como a que vivenciamos, demora para se ter mais esperança. Ainda que 2019 esteja batendo à porta.

Passamos o ano todo calibrando nossas projeções sobre como seriam os principais indicadores macroeconômicos brasileiros. E eles estarão novamente no fim deste texto. Mas vamos pensar no futuro. O que será de 2019? Mais um ano duro, porém creio que mais leve no sentido conjuntural. Continuaremos com juros mais decentes, já que não se espera evolução da inflação (IPCA), veremos queda, ainda que tímida da taxa do desemprego, assim como maior número de postos de trabalho com carteira assinada. Observaremos também resultados setoriais mais positivos, como vendas do varejo e receita nominal dos serviços. E com dólar elevado, bons números finais da nossa balança comercial.

O desafio maior será por conta do lado fiscal. O desempenho econômico dos próximos anos passa por alteração profunda no desempenho financeiro do governo central. E estamos falando de enxugamento da máquina, concessões, reformas estruturais e retorno ao superávit primário, este último ainda que improvável nos próximos dois anos. Estes cenários são condicionantes não apenas para 2019, como para os anos seguintes. São ações vitais para melhorar a estrutura e o ambiente de negócios do país.

A despeito de mais um ano difícil, este articulista econômico com a audácia quase irresponsável de Nostradamus (que todo economista leva em conta) agradece a leitura e parceria de nossas reflexões mensais.

Desejamos aos amigos e parceiros trabalho, sucesso e força.

Que 2019 venha com mais momentos felizes e resultados positivos.

As projeções macroeconômicas do Sindaesp:

• PIB: +1,4%;
  • IPCA/IBGE: 4,0%;